Grupo Impper
Grupo Impper

ESG na construção civil

02, junho de 2022

Por Bruno Malvezi

Mesmo os profissionais mais desatentos já conhecem, ou ouviram falar, sobre conceitos como green buildings (prédios verdes) e edifícios saudáveis. São assuntos imprescindíveis para estruturar o futuro, sem dúvidas, e que englobam outro tema que cresce em importância no setor: o ESG na construção civil.

Sigla inglesa que se refere a meio ambiente, desenvolvimento social e governança (environment, social e governance, no original), o ESG ganha espaço no setor imobiliário justamente por medir e avaliar três tópicos considerados cruciais para o desenvolvimento de projetos e criação de comunidades harmoniosas.

De maneira geral, é preciso entender e reduzir o impacto das obras e da produção de insumos em relação aos recursos naturais utilizados na construção civil e beneficiar as comunidades onde elas estão ou serão inseridas. Essa necessidade urgente do mundo moderno explica-se pela famigerada degradação acelerada da natureza e da utilização irracional dos recursos naturais.

A pandemia causada pelo Covid-19 fez aumentar essa preocupação, reforçando a adoção de processos e políticas que estimulem a sustentabilidade, o respeito às leis e diretrizes, além da promoção do bem-estar. Assim, o ESG na construção civil, como em qualquer outra área, deve ser tema central no ambiente corporativo, norteando a estratégia futura das empresas. 

Com novas políticas, avaliações corretas e as ferramentas úteis necessárias mais difundidas, as empresas devem tomar decisões práticas para minimizar possíveis danos ao meio ambiente, reduzindo o desperdício e o consumo de recursos naturais e, consequentemente, minorando os impactos ao planeta.

Ademais, quando se fala em ESG, há outras contribuições que extrapolam a questão ambiental. Uma empresa não deve ter como único propósito atender aos interesses de seus acionistas. É preciso um olhar humanizado para seus colaboradores, empatia por seus consumidores e envolvimento verdadeiro com o desenvolvimento nas cidades, regiões ou países em que atuam. As companhias que não se atentarem a isso certamente serão irrelevantes no futuro.

Vale destacar que, muito embora enquadrar a empresa na estrutura ESG necessite investimentos iniciais, sem dúvida existirão benefícios econômicos aos projetos como maior economia a partir do consumo consciente de recursos, reuso, reaproveitamento ou reciclagem de matérias-primas. Há, igualmente, uma série de novas oportunidades com os investidores, uma vez que esta é uma das métricas mais valorizadas por bancos e fundos de investimento na avaliação de diferentes negócios.

Hoje, mais do que erguer uma edificação e garantir que ela seja funcional, o mercado imobiliário e os consumidores estão atentos ao respeito às políticas ambientais de consumo consciente de água e energia, o que garante conforto e saúde aos ocupantes e, claro, respeito a realidade socioeconômica da região, com estímulos para a criação de comunidades engajadas e sustentáveis. 

Implementar o conceito de ESG na construção civil não é uma tarefa fácil, mas é possível. Basta empenho das organizações, mobilização dos colaboradores e um olhar mais empático ao meio ambiente e a sociedade.

* Bruno Malvezi é diretor-executivo do Grupo Impper. Formado pela Impper Empreendimentos, Impper Vendas e ImpperTech, o Grupo Impper oferece casas prontas em condomínios fechados, bairros planejados e loteamentos industriais. O Grupo atua nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e na cidade de Assuncion, no Paraguai.

Confira o artigo publicado no site do Díário da Região.

VOLTAR

OUTROS ARTIGOS

21 /MAR

5 Motivos para optar por imóveis na planta

29 /FEV

Transformando o Mercado Imobiliário com Ricardo Martins

29 /JAN

Ricardo Martins, maior influenciador do mercado imobiliário

24 /JAN

O Renascimento do Centro de Rio Preto

17 /NOV

Por que investir no centro urbano

cliente grupo impper
e outros assuntos
Ligue agora
0800 000 0777